COMUNICADO NRM/CIE Nº 055/2021 – ASSUNTO: Censo Escolar – Coleta de dados 1° etapa Matrícula Inicial 2021 – Cadastro de Matriz Curricular e Cadastro de Escola.

Taubaté, 07 de maio de 2021.

COMUNICADO NRM/CIE Nº 055/2021

Escolas Particulares

Informamos que está disponível na Plataforma SED o cadastro e homologação das matrizes curriculares (outras redes).

Para utilizar a função “copiar matriz do ano anterior” basta clicar no botão “copiar matrizes do ano anterior” que as matrizes existentes e homologadas no ano de 2020 serão copiadas automaticamente para o ano de 2021, já homologadas.

Pontos Importantes:

• A funcionalidade está disponível apenas para as redes Municipais e Privadas;
  • Para os perfis de PM – informações (Rede Municipal), Diretor outras redes e Secretário outras redes (Rede Privada);
  • Se optar em copiar as matrizes, serão copiadas todas as matrizes, não apenas uma matriz de um tipo de ensino;
  • Será copiada apenas a matriz do ano anterior, ou seja, de 2020 para o ano letivo de 2021;
  • Será copiada a matriz do ano anterior, apenas dos tipos de ensino que possuem coleta para o ano de 2021 e que existiam em 2020;
  • A matrizes não serão excluídas em hipótese alguma, em casos de coleta ou cópia indevida, basta coletar e homologar nova matriz que a anterior será substituída.

Esses dados são pré-requisitos para o cadastro de profissional em sala de aula (Associação do Professor à Classe). Aguardar as orientações desta etapa de coleta de dados.

Encaminho anexo: Tutorial Matriz Curricular – Outras Redes.

Solicitamos também que verifiquem e atualizem os dados do Sistema de Cadastro de Escolas a aba Dados Complementares. Essa aba tem por objetivo, complementar as informações coletadas para o Censo Escolar do ano vigente e se faz necessária devido às mudanças realizadas pelo INEP na coleta de Cadastro de Escolas ano a ano, para realizar a migração do dado real e fidedigno ao sistema educacenso.

Deverá ser verificado para o Censo de 2021, outras abas também, como por exemplo: “Dados da escola/gestor escolar” e “Equipamentos”.

Segue anexo o Manual – Dados Complementares – Cadastro de Escolas.

Salientamos que os dados lançados até a data de referência do Censo Escolar (26/05) serão considerados. Contudo, solicitamos que leve em consideração o prazo final (17/05), nos permitindo assim uma validação mais veraz dos dados informados.

Atenciosamente,

Josiane Pompilio B. Gomes