EDITAL I – 2023 COORDENADOR DE ORGANIZAÇÃO ESCOLAR – COE EE CEL JOAQUIM FRANCO DE ALMEIDA

Taubaté, 09 de fevereiro de 2023.

 

EDITAL I – 2023
COORDENADOR DE ORGANIZAÇÃO ESCOLAR – COE
EE CEL JOAQUIM FRANCO DE ALMEIDA

 

Considerando a quantidade de turmas no noturno para o ano letivo de 2023, em atendimento ao contido nas Resoluções SEDUC 37 e 41/2022, a Direção da EE Cel. Joaquim Franco de Almeida torna público o edital de abertura do Processo de Manifestação de Interesse para preenchimento da função de Coordenador de Organização Escolar, conforme segue:

 

I – Da vaga: O preenchimento da vaga é para atuação no Ensino Médio Integral, com jornada de trabalho de 40 horas semanais.

 

II – Candidatos aptos (requisitos):

  1. a) entregar proposta de trabalho baseada em Método de Melhoria de Resultados – MMR da Unidade Escolar detentora da vaga pretendida.
  2. b) possuir competências e habilidades de acordo com a Resolução SEDUC 52/2022;
  3. c) entregar documentos que comprovam as exigências para a função, sendo portador de, pelo menos, um dos títulos abaixo relacionados:

1 – diploma, devidamente registrado, de licenciatura plena em Pedagogia;

2 – diploma de curso de pós-graduação em nível de Mestrado ou Doutorado, na área de Educação, com área de concentração em gestão escolar ou gestão educacional;

3 – certificado de conclusão de curso, de pós-graduação em nível de Especialização, na área de formação de especialista em Educação (Gestão Escolar), com carga horária de, no mínimo, 800 (oitocentas horas).

4 – caso o docente não possua um dos títulos anteriormente previstos, poderá ser aceito o diploma de licenciatura plena em qualquer componente curricular, acompanhado de certificado de curso com foco na gestão escolar ofertado pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação “Paulo Renato Costa Souza” – EFAPE:

  • Curso de Formação “Da Educação Integral ao Ensino Integral”, com carga horária de 30 horas;
  • Curso de Formação “Inova Educação – Formação Básica: Projeto de Vida”, com carga horária de 30 horas;
  • Curso de Formação “Currículo em Ação (Público-Escola) – Nivelamento”, com carga horária mínima de 50 horas.
  1. d) ter, no mínimo, 3 (três) anos de experiência de docência na rede estadual de ensino;
  2. e) pertencer, de preferência, à Unidade Escolar em que se dará a designação;
  3. f) carga horária de trabalho – 40 horas semanais a serem distribuídas em todos os dias da semana, com Adicional de Complexidade de Gestão;
  4. g) participar de orientações presenciais ou à distância, a serem oferecidas pela Secretaria da Educação em nível regional ou central;
  5. h) substituir o Diretorda Unidade Escolar, em seus impedimentos legais, de acordo com o disposto na Resolução SEDUC 52/2022;

III – Proposta de Trabalho: A proposta de trabalho deverá ir ao encontro do Plano de Ação da Unidade Escolar, elaborado pelo Método de Melhoria de Resultados – MMR.

IV – Entrevista: A entrevista será agendada com vistas ao aprofundamento e/ou elucidação de aspectos contidos na proposta de trabalho apresentada.

V – Documentos: A entrega da proposta de trabalho e os documentos deverão ser acondicionados em um único envelope pardo com a identificação do candidato. Anexo à proposta de trabalho, o interessado deverá entregar, cópia simples da documentação abaixo relacionada:

  1. a) RG e CPF;
  2. b) Contagem de Tempo Anual – 2022 (data base 30/06/2022) – fornecida pela escola Sede de Controle de Frequência e datado, carimbado e assinado pela autoridade competente;
  3. c) Diploma ou Certificado e Histórico Escolar de acordo com os itens II.c deste edital;
  4. d) Currículo Profissional.

 

III – Das atribuições: São atribuições específicas dos Coordenadores de Organização Escolar, de acordo com o contido no Artigo 3º da Resolução SEDUC 41/2022:

I – auxiliar o Diretor na coordenação da elaboração do plano de ação;

II – acompanhar e sistematizar o desenvolvimento dos projetos de vida;

III – mediar conflitos no ambiente escolar;

IV – orientar, quando necessário, o estudante, a família ou os responsáveis, quanto à procura de serviços de proteção social;

V – assumir a direção da Escola nos períodos em que o Diretor estiver atuando como agente difusor e multiplicador do modelo pedagógico da Escola.

VI – elaborar o seu programa de ação com os objetivos, metas e resultados de aprendizagem a serem atingidos;

VII – atuar em atividades de mentoria junto aos integrantes do Quadro de Magistério do PEI;
VIII – atuar em atividades de tutoria aos estudantes;

IX – acompanhar e sistematizar o desenvolvimento da Tutoria;

X – gerir, acompanhar e sistematizar o Acolhimento.

 

IV – Do período e local da manifestação de interesse: A manifestação de interesse deverá acontecer de forma presencial na unidade escolar, conforme segue:

Período de manifestação: 13/02/2023, das 09h às 15h

Local: na Secretaria da EE. Cel. Joaquim Franco de Almeida, Rua Major Gurgel, 222, Centro – Jambeiro; Telefone: 3978-1170

 

V – Da entrevista: A entrevista será agendada no ato da manifestação de interesse, para o dia 14/02/2023, a partir das 09h. Em caso de alguma intercorrência e/ou impossibilidade de efetivação da entrevista neste período, será agendado (no ato da manifestação) novo horário com o candidato.

 

VI – Da designação: o candidato selecionado para atuar como Coordenador de Organização Escolar conforme o Edital será designado no dia 15/02/2023.

 

VII – Disposições Gerais:

  1. Os casos omissos ao disposto no presente edital serão analisados pela Equipe de Atribuição da Diretoria de Ensino;
  2. Novas orientações publicadas pelos órgãos centrais da SEDUC poderão determinar alterações no presente edital.

 

Rosângela Maria Almeida Machado
Diretor Escolar