COMUNICADO NRM/CIE Nº 036/2020

Taubaté, 06 de maio de 2020.

COMUNICADO NRM/CIE Nº 036/2020

Assunto: Censo Escolar 2020

• Cadastro de Escolas – Dados Complementares
  • Cadastro de Escolas – Gestor Escolar
  • Informamos que está disponível no Sistema de Cadastro de Escolas a aba Dados Complementares. Essa aba tem por objetivo, complementar as informações coletadas para o Censo Escolar do ano vigente e se faz necessária devido às mudanças realizadas pelo INEP na coleta de Cadastro de Escolas ano a ano.

Novos campos 2020:

Vice-diretor(a) ou diretor(a) adjunto(a), profissionais responsáveis pela gestão administrativa e/ou financeira

Orientador(a) comunitário(a) ou assistente social

Pontos de atenção:

Tipo de mantenedor para Escolas Privadas: OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público.

Recursos Humanos: como no ano passado, os profissionais serão coletados cada um em sua própria categoria.

Forma de Organização de Ensino: as formas de organização de ensino, devem respeitar o modelo de organização da escola por meio de: decreto, resolução ou lei, podendo ser uma ou mais.

Materiais didáticos específicos para atendimento à diversidade sociocultural: Atentar-se às escolas que oferecem de fato estes tipos de atendimento. Nos anos anteriores, diversas escolas assinalaram os campos indevidamente, sem ter nenhum aluno com a cor e raça indígena declarada ou quilombola na ficha

A escola possui site, blog ou página em redes sociais para comunicação institucional: neste campo poderão ser declaradas escolas que tem Sites, Facebook, Instagram ou canal no Youtube.

CEP desatualizados, municípios que tiveram mudança de CEP único para CEP por logradouro, não atualizados no Sistema de Cadastro de Escolas.

Mantenedor: CPNJ obrigatório para a rede privada.

Banda Larga, a escola indica que possui banda larga sem indicação de rede a cabo ou wireless.

Declaração do Censo Escolar : os campos serão automaticamente preenchidos conforme as abas são preenchidas. É importante que as escolas realizem as validações necessárias e salvem as informações.

O prazo para conclusão desta ação será: 24/05/2020.

Segue anexo tutorial com orientações.

• Informamos que está disponível na Plataforma (SED) a aba Gestor Escolar no Sistema de Cadastro de Escolas.

Atenção: Para que o Gestor possa ser adicionado no sistema de Cadastro de Escolas, os dados do mesmo devem estar devidamente atualizados nos sistemas “Dados Pessoais, Cadastro Funcional e Formação Curricular”, cujo respectivo tutorial foi encaminhado com o Comunicado NRM/CIE 033/2020(municipais) e Comunicado NRM/CIE 034/2020 (particulares).

Vale ressaltar, que para o Gestor da Rede Estadual, a atualização de informações é realizada por meio dos sistemas disponíveis no Portalnet. (Dados pessoais, Cadastro Funcional e Formação Curricular). Sugerimos o acompanhamento junto às equipes do CRH.

As digitações destas informações são imprescindíveis para migração do Censo Escolar 2020.

Considerando-se os diferentes procedimentos do Censo Escolar, o prazo de digitação desta ação termina, impreterivelmente, em. 24/05/2020.

Recomendamos seguir as instruções do tutorial do módulo, disponível no arquivo anexo:

Anexo 1

Anexo 2

Quaisquer dúvidas entrar em contato com Núcleo de Matrícula pelo e-mail detaunrm@educacao.sp.gov.br

Josiane Pompílio Brescansin Gomes                                         Edna Regina Santos Castro

Diretor Técnico I                                                                     Diretor Técnico II

NRM TAU                                                                             CIE TAU